O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil.

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil.

A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades (engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química, apenas para citar algumas).

Origem do Dia do Engenheiro

O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei no. 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil.

Além disso, o decreto criou o sistema Confea_Crea para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no governo de Getúlio Vargas. O Crea ? Conselho Regional de Engenharia e Agronomia atua em cada estado e a nível nacional está o Confea ? Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

Por isso, o dia 11 de dezembro comemora o dia do engenheiro e aniversário do Confea. Há ainda o Dia da Engenharia, que é celebrado em 10 de abril no Brasil.

Datas comemorativas para diversos tipos de engenharia

Todas as engenharias reconhecidas pelo Confea constam na Resolução 473_2002, além de outros títulos profissionais da categoria.

Alguns tipos de engenharia apresentam dias específicos para comemoração. Confira as datas comemorativas a seguir.

Fonte: site CALENDARR

O Dia do Engenheiro é comemorado em vários países em várias datas do ano. Em 19 de janeiro de 1996, a Federação Mundial de Organizações de Engenharia designou 4 de março como Dia Mundial da Engenharia por um Mundo Sustentável.

Fonte: site Wikipedia